quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

VÍDEO: OS LEÕES DE OKAVANGO - Os Últimos Leões (Completo e Dublado) // NatGeo

Série ESTUDOS. ECOLOGIA: Assista este documentário. Maravilhoso vídeo de referência cientifica Ecológica de imagens cinematografia espetacular. O texto científico relaciona muitas vezes com a poesia. Este apresenta à ameaça a preservação dos leões causada pela ocupação territorial humana em Botswana na África. O filme se desenvolve na região do rio OKAVANGO. Este filme é uma história de sobrevivência dos referidos leões. E nós seres humanos precisamos defendê-los de forma sustentável. www.artesjosepagano.blogspot.com.



BOTSWANA 5 6 7 ou Botsuana8 9 nota 1 nota 2 , oficialmente República do Botswana (em tswana: Lefatshe la Botswana), é um país da África Austral, limitado a oeste e norte pela Namíbia, a leste pelo Zimbabwe e a sul pela África do Sul. Ao norte, uma curta faixa de aproximadamente 750 metros, ao longo do rio Zambeze, com travessia feita por ferry-boat, constitui a fronteira com a Zâmbia. Sua capital é Gaborone.
Os primeiros exploradores ocidentais, a partir do final do século XVIII, deram à região o nome de um povo local, chamando-a de "Bechuanalândia"10 , do inglês Bechuanaland, este formado pelo prefixo bo ou ba ("homem, povo") e pelo radical Tswana (nome de um povo soto dos bantos meridionais), acrescentado do sufixo land. A designação colonial foi substituída pela forma oficial "Botswana" após a independência do país.
A história de Botswana é marcada pela influência da África do Sul. Protetorado britânico desde 1885 com o nome de Bechuanalândia, em 30 de setembro de 1966 a nação declara-se independente e passa a se chamar Botswana. O presidente Seretse Khama governou o país desde a independência até sua morte, em 1980, sendo sucedido pelo vice, Ketumile Masire. Realiza eleições regulares desde então e é considerado exemplo de estabilidade política no continente. Como um dos países que se opõem ao regime de segregação racial na África do Sul, foi alvo de incursões do Exército sul-africano, sob acusação de abrigar guerrilheiros do Congresso Nacional Africano. A partir de 1990, as relações bilaterais melhoram, com o fim do apartheid. Na década de 80, o produto interno bruto (PIB) cresce à média anual de 10,3%. A seca e a recessão mundial do início dos anos 90 levam o país à depressão econômica e revelam sua dependência da mineração, responsável por 70% das receitas de exportação. Em 1998, após quatro mandatos, o presidente, Ketumile Masire, do Partido Democrático de Botswana (BDP), retira-se da política e é substituído pelo vice, Festus Mogae. O BDP (no poder desde a independência) vence as eleições parlamentares de 1999, e a Assembléia Nacional ratifica Mogae para presidente. Em março de 2008, ao completar 10 anos no exercício do cargo, prevê-se a renúncia de Mogae, que deverá ser sucedido pelo vice-presidente Ian Khama, filho do primeiro presidente.
O Botswana situa-se numa zona árida do interior da África meridional. É um país bastante plano, ocupado quase por completo por um planalto com altitudes entre os 700 e os 1200 m, aumentando um pouco a rugosidade do terreno na extremidade oriental. O deserto do Kalahari ocupa o sudoeste do país, e a norte a depressão de Mababe é parcialmente ocupada pelo pântano do Okavango, onde termina o curso do rio OKAVANGO, proveniente da Namíbia. O principal rio é, no entanto, o Limpopo, que constitui parte da fronteira sul, com a África do Sul. É onde este rio abandona o país, na ponta oriental, que se localiza o ponto mais baixo do Botswana, a uma altitude de 513 m. O ponto mais elevado são as Tsodilo Hills, que sobem a 1 489 m. O clima varia de desértico a semiárido, com invernos suaves e verões quentes.
FONTE. SAIBA MAIS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Botswana

Nenhum comentário:

Postar um comentário