terça-feira, 18 de março de 2014

PALESTRA DA ARTE-EDUCADORA ANA MAE BARBOSA. 18/03/2014.Reitoria/UFPB

Palestra da Arte-Educadora Ana Mae Barbosa. Neste dia 18/03/2014, às 14:30 h. No auditório da Reitoria da UFPB – Campus I – João Pessoa. BRASIL. A Arte-educadora Ana Mae Barbosa. Conferiu palestra Intitulada: “DESENHANDO O DESENHO”. Ela discorreu a propósito de seu novo trabalho que aborda o valor do desenho nos aspectos históricos, culturais, no fazer pedagógicos, designer e no ensino nas escolas brasileiras. Fez análise do processo criativo pedagógico do desenho relacionando-o de maneira crítica com experiências desenvolvidas no México e Brasil. A exposição foi um sucesso. No próximo ano será lançado um livro sobre o referido assunto. Esta foi promovida pelo Mestrado em Artes Visuais – PPGAV - UFPB/UFPE.Na aula Inaugural.

Ana Mae Barbosa: grandiloquência e expressividade na defesa e argumentação de suas ideias.


Presença  de artistas, professores de artes, estudantes e comunidade em geral UFPB/UFPE.



A arte-educadora Ana Mae Barbosa e o Arte-educador e artista plástico Jose Pagano.



Simpatia de Ana Mae em diálogo com Jose Pagano: "Jose Pagano é um prazer estar com você novamente. Um Abraço". (Ana Mae Barbosa, autográfo)

Conhecido pela arte-educadora Ana Mae Barbosa. O trabalho monográfico do arte-educador Jose Pagano de conclusão do curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos – EJA. /UFPB/2010, intitulado: “A pintura Engajada na Socialização Política do Educando da EJA”. Procura contribuir no educando da EJA o desenvolvimento do potencial considerando a consciência crítica para a construção da cidadania diante do mundo  que o cerca. Apresenta o ensino da pintura engajada objetivando favorecer artístico-cultural, tendo em vista a inclusão social do educando, conforme as diretrizes curriculares nacionais na modalidade da EJA. Os fundamentos teóricos desta pesquisa são pautados na Pedagogia da Pergunta de Paulo Freire e na proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Este trabalho é desenvolvido na escola e na práxis do cotidiano da comunidade através de projetos construído pelo autor Jose Pagano. Jose Pagano.

Quem é Ana Mae Barbosa?
Carioca de nascimento, criada em Pernambuco desde menina, é graduada em Direito, carreira que abandonou logo após a formatura. É a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas, tendo sido a primeira brasileira com doutorado em Arte-educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston.
Foi diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e presidente do International Society of Education through Art (InSea). É professora visitante da The Ohio State University, nos EUA.
Em 1972 solicitou uma bolsa à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para fazer seu mestrado em Connecticut, e lhe responderam que não reconheciam a Arte-educação como área de pesquisa. Deu aulas de cultura brasileira na Universidade Yale, para custear seus estudos. Após concluir seu doutorado, foi a única pessoa no Brasil doutorada em Arte-educação, situação em que empenhou a mudar lutando ativamente pelo reconhecimento da Arte-educação e dos arte-educadores. Foi a primeira pesquisadora a se preocupar com a sistematização do ensino de Arte em museus, durante sua gestão como diretora do MAC. Em 1987 desenvolveu, com apoio em sua "proposta triangular", o primeiro programa educativo do gênero, ainda hoje a base da maioria dos programas em Arte-educação no Brasil. Consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte.
·         Contextualização histórica;
·         Fazer artístico;
·         Apreciação artística.
Atualmente está aposentada da pós-graduação em Arte-educação da Escola de Comunicação e Arte (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Mesmo aposentada continua sendo disputada como orientadora de mestrados e doutorados.
Autora de diversos livros e artigos fundamentais para o estudo nesta área, é impossível falar em arte-educação no Brasil sem lembrar de Ana Mae.




Nenhum comentário:

Postar um comentário