domingo, 25 de março de 2012

MÊS OUTUBRO PROJETO OFICINAS CULTURAIS NOS BAIRROS FUNJOPE 2011

A oficina Minha Comunidade, Minha Memória faz contato com a comunidade

Lucas Henrique.Pintura. A canoa na maré.

A CANOA NA MARÉ
A canoa navega suavemente em sua leve forma
Guiada pelas forças revoltas das águas do Sanhauá
Nas margens sutis surge o manguezal rico de beleza e alento
Onde paira um vento ao assoviar
Prever que o pai do mangue derramará sua guarda sobre essa mata d’agua
Será ela acolhedora do pescador como verdes folhas caídas
No seu manto verde esmeralda fluido
A espera de um novo dia.


(Poema: A canoa na maré. De: JOSE PAGANO. Inspirado na pintura de Lucas Henrique. 2011)


Lucas Henrique.


Dona Ivanilda. Pintura. O Barco do Rio Sanhauá.

PROJETO OFICINAS CULTURAIS NOS BAIRROS FUNJOPE 2011
PROJETO OFICINA DE PINTURA:
MINHA COMUNIDADE, MINHA MEMÓRIA.
(BAIRRO: ILHA DO BISPO)

JOSE PAGANO
Autor e Professor de Artes

Local: Associação Recreativa Cultural e Artística - ARCA - PB
__________________________________________________________________
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES
Mês de Outubro/2011

As fotos do mês. À esquerda a igreja Senhor do Bonfim e o contato com o grupo católico da comunidade da Ilha do Bispo ao caminho da Igreja. Significativa presença da oficina de pintura: Minha Comunidade, Minha Memória e da FUNJOPE, nesta comunidade.

DIA: 4 de outubro/2011- Turno: tarde--Horário: 13h30min às 17h
Dona Ivanilda, 62 anos de vida. Três filhos. Nasceu e vive no Bairro da Ilha do Bispo. A arte é mais que o seu passatempo, é uma maneira de viver melhor. Lembrou Dana Ivanilda.
“Os jovens de hoje não quer nada com vida, é tudo cansado, a maioria só quer se drogar. Eu vivo cansada, mas eu venho pra aula. Os meus pés tá doendo de mais. Eu não posso andar muito que a perna dói”.
“As menina e os menino tá tudo na casa dele sem fazer nada, em vês de tá aqui no curso”.

“Eu vou chegar até o fim do curso. A minha médica disse que é bom eu participar do curso de pintura”. (Dona Ivanilda).

foto
“Eu gosto de aprender as coisa. O meu marido fica em casa, e não sai pra lugar nenhum”. (Dona Ivanilda).

As mãos de Dona Ivanilda revelam formas da sua memória de quando era criança, onde barcos de pescadores trafegavam na maré da Ilha do Bispo. Alguns levavam pessoas e outros viam cheios de peixes. Lembrou Dona Ivanilda.
O diálogo é fundamental no processo criativo, tendo em vista a experiência de vida de Dona Ivanilda. Neste momento, a arte se faz companheira na forma da expressão artística da pintura e da memória, desta senhora cheia de vida. (JOSE PAGANO).

foto
Barco na maré da Ilha do Bispo. Tempo passado. Dona Ivanilda.

foto
Estrelas, lua e sol admiram o barco que navega na maré, uma estrada líquida da vida. (JOSE PAGANO).

DIA: 11 de outubro/2011- Turno: tarde--Horário: 13h30min às 17h
O processo criativo do fazer da pintura continua. Estamos explorando os temas relacionados diretamente a comunidade da Ilha do Bispo. O tema é desenvolvido de acordo com a potencialidade de cada educando. A criatividade, a autocrítica e a rigorosidade no fazer artístico são fundamentais para um bom trabalho pictórico.
Um convite importante para a nossa oficina de pintura.
Fomos (a oficina de pintura: minha comunidade, minha memória/FUNJOPE) procurados pela comunidade Católica da Igreja Senhor do Bonfim do bairro da Ilha do Bispo para fazer duas pinturas, que farão parte das atividades cristã da Crisma de 2011.
As pinturas confeccionadas para esta atividade farão parte do ritual da Crisma na Igreja Senhor do Bonfim, desta comunidade no dia 6 de outubro de 2011. E, que as mesmas serão presenteadas ao Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba Dom Aldo Pagatto e ao Padre Alexandre, da referida comunidade. As pinturas terão como tema a fé e a luz do espírito santo que chamam todos a comungar a paz na comunidade da Ilha do Bispo. Acreditamos que esta ação demonstra uma valorização desta comunidade face à oficina de pintura: Minha Comunidade, Minha Memória, e contribui com para o respeito à FUNJOPE diante da sua presença e da ação cultural na comunidade da Ilha do Bispo, que visa à socialização da arte, a inclusão cultural artística, o desenvolvimento cultural e educacional deste bairro tão carente da cidade de João Pessoa.
Portanto, será marcado o reconhecimento da nossa oficina de pintura diante das importantes autoridades representativa da nossa cidade e do estado.

foto
Lucas Henrique. A canoa na maré. Acrílico s/tela.

A CANOA NA MARÉ
A canoa navega suavemente em sua leve forma
Guiada pelas forças revoltas das águas do Sanhauá
Nas margens sutis surge o manguezal rico de beleza e alento
Onde paira um vento ao assoviar
Prever que o pai do mangue derramará sua guarda sobre essa mata d’agua
Será ela acolhedora do pescador como verdes folhas caídas
No seu manto verde esmeralda fluido
A espera de um novo dia.


(Poema: A canoa na maré. De: JOSE PAGANO. Inspirado na pintura de Lucas Henrique. 2011)

DIA: 18 de outubro/2011- Turno: tarde--Horário: 13h30min às 17h
Caminhamos para a igreja Senhor do Bonfim do Bairro da Ilha do Bispo para tirar as fotos, e a partir delas nos orientar na produção da pintura à que fomos incumbidos de pintá-las para esta comunidade católica. Fizemos contato com a comunidade.

É um desafio pintar a igreja, pois há um sentimento de religiosidade e ou sensibilidade ao tema. Visto que, quando pintamos alguma coisa, pintamos porque acreditamos e a defendemos. Pois, nos é colocado esta questão e temos que encará-la por vários motivos. O primeiro é pintar a “luz divina”, o outro é corresponder a um resultado satisfatório da comunidade. Faremos dentro dos nossos limites e do processo criativo da nossa oficina de pintura. Pois, queremos estes objetivos. Em face desta ação percebe-se de forma urgente uma busca da comunidade à paz ao meio de tanta violência. E, a nossa pintura pode contribuir neste sentido.

foto
Igreja de Senhor do Bonfim da comunidade católica da Ilha do Bispo.

Devemos pintar as coisas melhor do que elas são.(JOSE PAGANO)

Ao regressar da igreja Senhor do Bonfim, onde tiramos as fotos. Fomos à sede do conselho comunitário da Ilha do Bispo em busca da pintura do pintor Macena, que morava em nossa comunidade.
Lembro-me do artista Macena quando eu era criança. Foi o primeiro pintor que eu vi pintando. Eu tinha 11 anos de idade, pelos anos de 1977. E a primeira vez que eu vi uma tela, tinta a óleo e inclusive sentir o seu cheiro.
O artista pintava em sua casa, e muitas das vezes na Rua da Redenção, bem próxima à linha do trem, debaixo do sol da tarde e com muitas pessoas assistindo o desenrolar do seu ofício. Ele gostava que as pessoas o vissem pintando.
Faremos uma proposta às autoridades culturais para que se restaure a pintura encontrada e com possibilidade de catalogação e preservação da sua obra. Porque talvez seja o primeiro pintor da Ilha do Bispo. Portanto, merece nosso respeito, e esta comunidade precisa saber sobre seus artistas e valorizá-los. Voltaremos a falar desta questão futuramente.

foto
Pintura de Macena. Localizada no Conselho Comunitário da Ilha do Bispo. A pintura retrata cenas da relação de escravidão entre o homem branco e os índios tabajaras, habitantes da região.

foto
Detalhe da obra. A assinatura do artista. A pintura se encontra em estado deplorável de conservação. Pois é necessária uma restauração urgente.

DIA: 25 de outubro/2011- Turno: tarde--Horário: 13h30min às 17h

Estamos no processo do fazer da pintura da igreja Senhor do Bonfim. Veremos o resultado e as atividades no próximo relatório de novembro.

Click:
Artista Plástico: JOSE PAGANO
http://www.artesjosepagano.blogspot.com
Pagarty03@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário