segunda-feira, 16 de junho de 2014

E-PROINFO 2014: Entrevista: Prof. Ladislau Dowbor. Educacão e tecnologia. Maio 2004

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Todas atividades das aulas. 
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Atualizado semanalmente. 

UNIDADE II: João Pessoa/ Prof.ª Eliane
CURSO: Módulo: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.  Carga horária: 60 h.Conteúdo do Módulo: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs. 
Ementa: Guia do Cursista para o Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.  
Área: Educação Digital.
Cursista: Prof.º Jose Pagano



e- PROINFO 2014
UNIDADE: João Pessoa/Eliane
ATIVIDADE: 1.2
TEMA: Reflexão sobre a entrevista: Educação e Tecnologia com o professor Ladislau Dowbor
CURSISTA: Jose Pagano

REFLEXÃO SOBRE A ENTREVISTA DO PROFESSOR  LADISLAU DOWBOR 
SOBRE EDUCAÇÃO  E TECNOLOGIA 

Por: Jose Pagano

Em sua entrevista o professor Ladislau Dowbor mostra que há uma intensa densidade de conhecimento em todas as atividades do homem na sociedade contemporânea, e que se avoluma cada vez mais a precisão de conhecimento das novas tecnologias em todas as áreas. Diante desta realidade os professores tem dificuldade de acesso a estes novos conhecimentos tecnológicos e transmiti-los para seus alunos. Para ele não só basta mudar o currículo escolar, mas é necessário repensar a escola e a educação num sentido mais amplo, e tornar a escola menos “lecionadora” e mais organizadora do conhecimento de forma articulada entre às diversas áreas do conhecimento. Pois, o espaço do conhecimento se multiplica e a escola tem que ser mais articuladora desse processo de maneira conjunta, e não simplesmente ser repetitiva de “cartilhas”, mas ser dinâmica e criativa. Dowbor coloca uma outra problemática o do grande volume de informações existente. Deste modo, a seleção da informação significativa é necessária para o entendimento do cotidiano e da formação do docente e discente e da sociedade em geral. Contudo, a escola precisa a aprender ter acesso a informação, a estruturar uma metodologia mais central aos processos transformadores do conhecimento. Mais adiante Dowbor defende o processo de democratização permanente na educação, onde o acesso a informação e o conhecimento seja de maneira flexível e permeável, de forma a interagir entre a educação e o trabalho. Mas, que esta democratização seja disponibilizada efetivamente e facilitadora à todas as faixas etárias entre jovens e adultos. Dowbor finaliza criticando a educação brasileira como sendo mais introdutória do que efetivamente ao mundo em que a juventude será inserida no cotidiano, no conhecimento tecnológico e no trabalho.
JOSE PAGANO: www.artesjosepagano.blogspot.com
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e-PROINFO 2014
TÓPICO FÓRUM DE APRESENTAÇÃO:

Por: Prof.ª Eliane Maria Barbosa. em 26/05/2014 às 21:53.13

Nós professores temos hoje um grande desafio: mantermos os nossos alunos interessados em aprender, a buscarem novos desafios e não ficarem  acomodados apenas na situação de informações., pois diante de tanto bombardeio de informações, temos que instigar nossos alunos a ser motivados para pesquisarem e a buscarem conhecimento.

Responder ao tópico:

RESPOSTA AO TÓPICO FÓRUM DE APRESENTAÇÃO:

ÉTICA, PESQUISA E CONHECIMENTO NA INTERNET 

Por: Jose Pagano

Diante das novas tecnologias digitais da comunicação e da informação se é exigido novos desafios de pesquisa, entendimento, escolha e organização de conhecimento. Seria o excesso de informações existente na internet prejudicial a escolha dos conhecimentos ou o próprio excesso seria a solução para a escolha e aprendizagem dos conhecimentos? É comum a referida questão ser colocada nas salas de aula, talvez por apresentar discórdia entre professores diante da engrenagem midiática que estrutura a internet, sua aplicabilidade no cotidiano e para uso no processo de ensino aprendizagem. É irrefutável que a internet contribui no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista a qualidade técnica e informativa, que envolvem a humanidade. Mas é relevante que a escola assuma a internet no seu processo de ensino de forma crítica, onde possibilite aos alunos a construção do refletir a problemática posta em questão no seu dia a dia. Mas como instigar nossos alunos a se sentirem motivados para pesquisarem e a buscarem conhecimento? Talvez não seja simplesmente o cerne da questão, a pesquisa. Mas a busca a partir de uma qualidade ética e moral que se estrutura os caminhos a serem investigados. Porém a escola, família, instituição, tribos, grupos sociais e de redes sociais virtuais podem tomar decisões éticas e morais ao traçar pesquisas para atingir seus objetivos. É importante questionar o conhecimento para quê? Com qual finalidade se constrói o conhecimento? O conhecimento para quem? Quais são os interesses? O conhecimento para uma classe social determinada? Ou para uma transformação social de forma crítica e consciente de cidadania. Ao clicar o computador nos parece que a internet nos mostra uma condição peculiar e especial de seguirmos em busca dos nossos próprios desafios inerentemente ao homem, o conhecimento. Mas, que porventura não podemos ir sozinhos, mas em conjunto, em grupo porque o conhecimento é histórico e deve ser compartilhado à todos para um bem comum.

JOSE PAGANO. http://www.artesjosepagano.blogspot.com

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